W3K está presente nas principais empresas de celulose do País
Um dos setores da economia brasileira que mais tem registrado crescimento nos últimos anos é o da celulose. Devido ao seu bom desempenho em 2022, o País assumiu a liderança global do setor, ocupando a posição de maior produtor e exportador de celulose. Um segmento tão relevante para a economia brasileira necessita de soluções inovadoras para a sua gestão de processos – e é nesse ponto que a W3K tem desempenhado um papel fundamental.
Falando em números, dados apresentados ao Ministério da Agricultura em março pela Câmara Setorial de Florestas Plantadas, indicam que apenas em 2023, a cadeia produtiva brasileira exportou 18 milhões de toneladas. Na condição de produtor, o País ocupa a segunda posição, atrás apenas dos Estados Unidos.
E as projeções de crescimento para os próximos anos seguem altas, podendo chegar a um aumento de 25%. Para especialistas do setor, a implementação de novas tecnologias no segmento de celulose têm contribuído para esse cenário de crescimento, que deve somar investimentos na faixa de R$ 61,9 bilhões até 2028. Neste contexto, cabe salientar que as empresas responsáveis por 99% desses aportes financeiros em melhorias para o setor, são nossos clientes.
W3K contribui para transformação digital do setor
Nossas soluções contribuem para a transformação digital desse segmento que necessita de soluções ágeis e dinâmicas para lidar com os desafios da cadeia produtiva. Estamos presentes nas principais empresas brasileiras do segmento de papel e celulose, que juntas representam 45% da receita anual de R$ 250 bilhões do setor.
Atuamos no gerenciamento de portfólio de projetos de engenharia em todas as fases do ciclo de vida de ativos industriais, contribuindo para aumentar a produtividade, a segurança e a confiabilidade dessas organizações. Neste contexto podemos citar a Asset Life Cycle Management (ALM), da W3K. A solução tem como objetivo impulsionar a eficiência e o desempenho da cadeia de produção e operação de ativos industriais para a indústria de base.
Atualmente muitas empresas enfrentam problemas relacionados à gestão de documentos e processos. Fatores como baixa automação de rotinas corporativas e dados não estruturados estão entre os principais motivadores. O conjunto de recursos e serviços da ALM proporciona mais produtividade e confiabilidade em todas as fases do ciclo de vida dos ativos, garantindo maior eficiência e redução de erros.
Isso porque o mesmo software é utilizado em todas as fases do projeto, do estudo à operação, o que permite ainda a padronização de documentos e processos, e a geração de dados de controle. Estas informações podem ser utilizadas tanto para a tomada de decisão, quanto para garantir assertividade de prazos, garantir orçamento, assegurar conformidade com normas, propiciar boa comunicação em projetos, evidenciar responsabilidades em pleitos, prover transparência e garantir compliance.
Soluções escaláveis para acelerar a transformação digital das empresas
As soluções da W3K levam, de forma escalável, a governança da informação para o ambiente corporativo e industrial. Nossos softwares fazem parte da rotina de centenas de empresas, tanto no Brasil, quanto no exterior, contribuindo para a melhoria contínua de fluxos e processos – para conhecer cases de organizações que já aderiram às nossas soluções, incluindo empresas de celulose e papel, clique aqui.
Além de garantir maior segurança, controle e rastreabilidade aos processos organizacionais, as ferramentas da W3K contribuem para a sustentabilidade ambiental, e estão alinhadas às boas práticas do ESG – Environmental, Social and Governance. No caso da Governança, por exemplo, nossas soluções contribuem para reduzir problemas como a Assimetria da Informação – situação caracterizada pela discrepância dos dados coletados entre as partes envolvidas, e pode significar perdas financeiras.Conheça um pouco mais sobre as nossas soluções baseadas em governança de dados clicando aqui. Para ficar atualizado sobre tecnologia, inovação e gerenciamento de dados, siga nosso perfil nas redes sociais pelo @w3k.