• Leandro Souza

Vantagens e Riscos do Servidor Cloud



Manter a continuidade das operações é ponto fundamental para toda empresa. Uma queda em um servidor pode significar uma parada nos negócios, acarretando atrasos, inatividade, perda de produtividade e prejuízo.


Neste cenário, escolher o tipo de servidor que ofereça maior segurança e estabilidade é imprescindível. Para te ajudar nesta decisão, vamos fazer, neste texto, uma avaliação comparativa entre servidor cloud e local em relação aos principais quesitos que norteiam esta escolha nas organizações de todos os setores.


ESCALABILIDADE E ELASTICIDADE


Neste modelo de armazenamento em nuvem, sistemas e aplicações que rodariam no servidor interno da empresa passam a rodar em uma estrutura de cloud computing, que, além de ser robusta, normalmente oferecida por empresas de grande respaldo global, como Microsoft Azure e Amazon AWS, é também elástica, garantindo a escalabilidade que o negócio precisa para crescer.


O que isso quer dizer? Que a cada vez em que as demandas por infraestrutura de TI, armazenamento de sistemas e dados aumentarem, a organização não precisará fazer altos investimentos na compra de novos servidores físicos locais, e sim somente ampliar seu pacote contratado junto ao servidor cloud.


REDUÇÃO DE CUSTOS


Isso também se traduz em redução de custos por acabar com a subutilização: quando uma empresa opta por um data center local, se projeta crescimento futuro acaba comprando servidores com capacidade a mais do que o necessário para seu momento atual, ou seja, paga muito mais do que precisa usar no presente. Com servidores em nuvem, isso não é necessário: a cada momento, a companhia paga pelo volume de armazenamento de que realmente precisa, sendo possível ampliar esta capacidade sempre que demandado, otimizando o investimento a cada etapa.


E, em se tratando de cortar custos, nada mais econômico do que não precisar investir em máquinas físicas para montar um data center. Ao invés de comprar servidores, storages e todo o aparato para montar seu data center local, contratar um plano de armazenamento em nuvem e/ou soluções providas neste formato otimizará ao máximo o aporte destinado, eliminando o ônus da aquisição das máquinas e trazendo somente o bônus do uso delas, sem precisar comprá-las, aloca-las e mantê-las.

EM TODO LUGAR, A QUALQUER HORA

Outro ponto de excelência dos servidores cloud é a questão da mobilidade. Tudo o que é hospedado em um data center local só pode ser acessado nas dependências daquela rede. Ou seja: saiu desta limitação, perdeu o acesso às soluções e informações que rodam naquele data center. Mas o que está na nuvem pode ser acessado a partir de qualquer lugar! Isso é importante, especialmente, no momento atual, em que o trabalho remoto está em alta e os negócios precisam ter à mão seus sistemas e dados onde quer que suas equipes estejam, 24x7x365.


Ainda na linha da mobilidade, o cloud server garante acesso colaborativo a dados em nuvem, desde que as soluções hospedadas ofereçam tal recurso. Muitos sistemas disponibilizam funções de colaboração, e com o quesito móvel fornecido pela nuvem, as equipes podem trabalhar em conjunto em um determinado projeto, mesmo estando separadas fisicamente.


SEGURANÇA

Um servidor cloud é muito mais seguro do que uma máquina local. Embora muitas empresas tenham o pensamento de que, ao utilizar um sistema acessado via Internet estarão expondo seus dados a riscos, a verdade é que tais servidores são dotados de altas camadas de proteção contra ameaças virtuais, além de incluir recursos de criptografia, firewalls, controles de acesso, além de contar com monitoramento constante por parte dos fornecedores – que, como os que já mencionamos, são normalmente empresas de grande capacidade, de credibilidade reconhecida mundialmente.


E a segurança do servidor em nuvem vai além das ameaças virtuais. Vamos imaginar um exemplo bem factível: servidores físicos correm sérios riscos de incêndio, já que podem sofrer sobrecarga, superaquecimento, panes elétricas, entre outras possibilidades indesejáveis. No servidor virtual isso não acontece, mantendo a infraestrutura de armazenamento de sistemas e dados sempre livre do perigo do fogo. Há, ainda, outros riscos ao ambiente físico, como danos causados por chuva, alagamentos, outras intempéries, desabamentos, entre outros, que podem ocorrer. Desta forma, não é exagero afirmar que os servidores locais estão mais à mercê dos riscos do que os servidores cloud.


Outro exemplo: e se o servidor ou disco rígido onde estão armazenadas informações importantes para sua empresa for comprometido? Tudo estará perdido? Caso não haja como salvar a máquina, a terrível resposta é “sim”. Mas se isso tudo estiver na nuvem, você não precisa se preocupar. Mesmo que o data center de onde é provido seu servidor cloud sofra algum dano, a redundância destes ambientes garantirá que suas informações e soluções se mantenham rodando, sem perdas nem paradas.


Além disso, os dados são protegidos a partir de criptografias que detectam os acessos, quais as contas possuem permissão e quais estão possivelmente infectadas, avisando o usuário e tomando as medidas necessárias para excluir as ameaças.

REDUNDÂNCIA

Falando em redundância, vamos ampliar um pouco mais este assunto, que é outro grande benefício dos servidores em nuvem. Na cloud, os servidores e storages ficam em um cluster, e, caso algum hardware falhe, o que você tem armazenado será realocado automaticamente em outro hardware que esteja funcionando perfeitamente, assegurando continuidade aos negócios.


BACKUP

Há, ainda, a questão do backup. Fazer cópias de conteúdos armazenados em servidores locais pode dar muito – MUITO MESMO – trabalho, envolvendo equipes de TI dedicadas, tempo e, é claro, alto investimento. Na nuvem, nada disso é necessário: os grandes players de cloud servers operam com sistemas de backup automático periódico, garantindo que tudo o que sua empresa tem armazenado esteja imune ao risco de perdas. Um servidor falhou, perdeu os dados? Sem problema, tudo estará salvo e disponível em outro.

Mas então não devo ter um servidor local? Esta é uma decisão sua. Mas se você pesar os prós e contras, verá que a solução mais economicamente viável, segura, capaz de suprir suas necessidades de crescimento e continuidade de negócios é mesmo a nuvem.

O servidor local foi, por muito tempo, a única opção para muitas empresas. Hoje, a realidade é outra e o leque de possibilidades aumentou. Vale a pena ficar atento às vantagens que isso traz e, de fato, optar pelo que trará mais benefícios ao negócio no curto, médio e longo prazo. Pense nisso.


A W3K é especializada em soluções de gestão de documentos e processos da informação. Entre em contato conosco para saber mais.

2 visualizações0 comentário

Desde 2011 impulsionando a transformação digital. Está presente em diversos mercados, apoiando e Governança da informação e a gestão escalável de negócios.

  • Greendocs English
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone