Por quê você precisa de um Gestor da Informação na sua empresa?

O profissional que você precisa para a sua empresa, mas que provavelmente você ainda não sabe!


Nos dias de hoje devido as várias mudanças tecnológicas, a informação é o insumo principal da maioria das empresas no mundo todo.


Com ela, as empresas garantem a competitividade a nível estratégico, para assim, auxiliar no processo de tomada de decisão.


As organizações que não gerenciam seus dados para transformá-los em informações que façam sentido para o seu negócio, certamente estão perdendo dinheiro, pois gastam mais tempo e recursos para tomar decisões/encontrar informações que seus concorrentes que mantém elas organizadas.


Mas como identificar quais informações são importantes para o meu negócio e como gerenciá-las?


Aí que entra o papel do Gestor da Informação. O profissional especializado em informação para atender os diversos tipos de demandas informacionais no espaço corporativo.


Além do foco em informação, o profissional tem como diferencial o seu pensamento sistêmico, espírito criativo e investigativo.


Como ele pode ajudar na sua empresa?


  • Identificar, adaptar e aplicar mecanismos de melhoria nos processos relativos a Gestão da Informação, assim como definir sistemas através de métodos e técnicas para tal;

  • Planejar e elaborar serviços, produtos e estratégias de informação, liderando projetos em especial para organizações com recursos informacionais e ativos intangíveis para inovação;

  • Atuar criticamente junto aos contextos e processos que interferem no fluxo, custo e uso da informação.


Atualmente existem 4 cursos de graduação/bacharel de Gestão da Informação em universidades federais brasileiras: UFPR (Pioneira! Na qual eu sou graduado), UFPB, UFG e UFU. Caso queira saber mais sobre o curso, acesso o Guia do Estudante.


Atualmente existem 4 cursos de graduação/bacharel de Gestão da Informação em universidades federais brasileiras: UFPR (Pioneira! Na qual eu sou graduado), UFPB, UFG e UFU. Caso queira saber mais sobre o curso, acesse o Guia do Estudante.


Onde estes profissionais estão atuando?


São diversas empresas que contam com profissionais da área de todos os portes.

Abaixo, alguns exemplos dos setores que hoje contam com estes profissionais:


  • Indústria: Através de sistemas de gerenciamento de documentos (GED), construção de ontologias para recuperação das informações e controle de fluxos de informação.


  • Marketing: Analisar informações, identificar padrões, controlar KPIs utilizando ferramentas de Bussiness Intelligence e SEO. Gestão de conteúdos através de pesquisas em fontes de informação.


  • Advocacia: Estabelecer fluxogramas para procedimentos de trabalho, controle sistemas de gerenciamento de documentos (GED) e descoberta de padrões em bases de dados.


  • T.I: Modelagem de Sistemas sob o ponto de vista do usuário/informação, construção de diagramas de entidade e relacionamento (DER), normalização e dicionário de dados. Estabelecer estratégias de segurança da informação para as empresas.


  • Web: Noções de HTML, PHP para a construção de sites, assim como atuar na Arquitetura e Ergonomia da Informação de sites para o usuário utilizando conceitos e técnicas e também como de Design da Informação.


  • Gestão de projetos/Negócios: Planejamento e elaboração de produtos e serviços de informação. Construção de projetos informacionais para as organizações, planos de negócio, gestão de processos, gestão do conhecimento, sistemas de informação e inteligência organizacional.


Cada vez mais, a Gestão da Informação vem tomando espaço nas empresas à medida que seu nível estratégico observa o quão importante ela é para a geração de competitividade e tomada de decisão. É por isso que o profissional de Gestão da Informação, com seu perfil generalista, está apto a atuar nos diversos segmentos de mercado gerando informação/conhecimento para as empresas!


by: Leonardo Guerra Neto | GED/BPM Implementation Analyst in W3K Tecnologia

55 visualizações

A W3K Tecnologia surgiu em 2011 atendendo o setor industrial com uma aplicação voltada à engenharia. Hoje está presente em diversos mercados Impulsionando a Transformação Digital, a Governança da Informação e a Gestão Escalável de Negócios.

  • Greendocs English
  • Linkedin
  • YouTube W3K