• Leandro Souza

O que é BPM - Modelagem de processos de negócio?



Ter uma representação e um desenho claro dos processos de negócio é a base da definição do BPM. Sigla para o termo "modelagem de processos de negócios", o objetivo deste modelo é garantir às empresas os meios para controlar e ter maiores recursos para avaliar e melhorar seus processos internos.

O trajeto do BPM pode anteceder a utilização da tecnologia, focando na estratégia e no mapeamento dos processos. Contudo, a tecnologia é o diferencial para que este modelo seja implementado da melhor forma.

O BPM permite às empresas ter um controle mais preciso nos fluxos de informação, replicando e automatizando processos a fim de adquirir maior agilidade, fluidez e transparência, com rastreabilidade e clareza na visualização das tarefas em andamento.


Isso é possível por meio do BPMN (Business Process Modeling Notation), uma notação padrão para os casos de modelagem de processos de negócio, que tem como objetivo entregar recursos para que a modelagem possa ser feita. São métodos e modelos como o fluxograma, diagramas, fluxo de controle, gráfico de Gantt, entre outros, que podem ajudar empresas a terem um desenho claro de seus fluxos de informação.


Na definição do autor Thomas Davenport, referência na área de sistemas de informação, a modelagem de processos de negócios “é um conjunto estruturado de atividades, desenhado para produzir um resultado especificado para um cliente ou um mercado em particular. Isso implica forte ênfase sobre como o trabalho é feito dentro da organização, em contraste com o foco no produto. Um processo é então uma ordenação específica de atividades de trabalho, por meio do tempo e do espaço, com começo e fim e entradas e saídas claramente identificadas: uma estrutura para ação”.


No caso da gestão de documentos, uma estratégia de BPM, complementado com sistemas de GED/ECM (confira nosso artigo sobre GED neste link), são diferenciais competitivos. Com o uso de soluções de BPM, empresas podem reduzir em média 70% dos custos com gerenciamento de documentos, implementando workflows automatizados e rastreáveis, registros precisos das ações realizadas, reduzindo filas de trabalho e gargalos operacionais.


A W3K provê escalabilidade à gestão das empresas, através da disponibilização ágil de uma plataforma BPM que possibilitam a transformação digital de processos gerenciais, trazendo fluidez, governança da informação, rastreabilidade, controle, integração e regramento de excelência. Quer saber mais? Entre em contato conosco.


A W3K Tecnologia surgiu em 2011 atendendo o setor industrial com uma aplicação voltada à engenharia. Hoje está presente em diversos mercados Impulsionando a Transformação Digital, a Governança da Informação e a Gestão Escalável de Negócios.

  • Greendocs English
  • Linkedin
  • YouTube W3K