Klabin Aposta na Atualização Integrada de Informações com CAPX

Atualizado: Set 10


A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Com 121 anos no mercado e comprometida com a construção de um futuro renovável, a empresa possui 19 unidades industriais, sendo 18 no Brasil e uma na Argentina, e mais 21 mil colaboradores.

Para o seu projeto de expansão orgânica, o PUMA II, a Kablin escolheu o sistema CAPX, uma tecnologia para gestão de portfólio de projetos, focado em controlar progresso e integrar informações reportadas pela equipe de planejamento do negócio.

Segundo Everton Morais, coordenador de planejamento da empresa que orientou o desenvolvimento da solução CAPX, em conjunto com a equipe de desenvolvimento de software da W3K, a plataforma nasceu devido à necessidade de informação de planejamento físico de um ou vários projetos, programas e portfólio. “Isso facilitou a visualização rápida das informações, do progresso físico do projeto agregado ao histograma, EAP e curvas detalhadas dos entregáveis, facilitando a tomada de decisão”, conta

Monitoramento e processamento em nuvem

Ademais, com a ferramenta, as informações são coletadas das diversas áreas do projeto, dispersos geograficamente, processadas em nuvem e disponibilizadas online às equipes de planejamento e gestão da Klabin em forma de relatórios e indicadores sobre o andamento do empreendimento. Planos de ação, riscos, logística e controle de equipamentos e materiais também podem ser registrados e monitorados pela solução.

Segundo Morais, o principal benefício que o sistema está trazendo é a atualização integrada de informações, ou seja, a possibilidade de várias pessoas atualizando ao mesmo tempo os dados do projeto; e o entendimento rápido das informações de controle por meio de gráficos, dashboards e relatórios.

Além disso, a facilidade de acesso dos dados em nuvem, que podem ser visualizados pela web, celular e tablets também foram diferenciais que pesaram na escolha pela solução. “E, claro, outro recurso fundamental é o fato de que gestores de projeto são informados em tempo real sobre a atualização das informações de projeto, liberação de novos relatórios, etc”, completa.

Mais tempo para definir e executar planos de ação

Everton salienta, ainda, que o tempo gasto anteriormente com confecção manual de relatórios de avanço de projeto, agora pode ser utilizado para atividades mais nobres, como análise dessas informações e definição de planos de ação. Além disso, toda comunicação é realizada por dentro do sistema, trazendo fluidez ao processo, sem perder confiabilidade dos dados.


Este case foi inspirado na apresentação de Everton Morais, Coordenador de Planejamento da KLABIN, no EDOC Engenharia 2020 (22.07.2020 - 19h30 às 20h15)


38 visualizações

A W3K Tecnologia surgiu em 2011 atendendo o setor industrial com uma aplicação voltada à engenharia. Hoje está presente em diversos mercados Impulsionando a Transformação Digital, a Governança da Informação e a Gestão Escalável de Negócios.

  • Greendocs English
  • Linkedin
  • YouTube W3K