• Leandro Souza

Diário de Obra (RDO) eletrônico: no que consiste e como pode transformar sua gestão de obras?



Conhecido pelos profissionais da área como DO ou RDO (registro diário de obra), este documento é de suma importância para quem lida diariamente com suas tarefas de engenharia. Usado frequentemente em projetos de maior porte, por construtoras e incorporadoras, ele detalha os passos e eventos (previstos e imprevistos) do processo de construção.

Contudo, ele pode demandar um grande tempo e retrabalho de seus profissionais, ainda quando feito de maneira manual. É aí que entra em cena a tecnologia, com soluções de Diário de Obra Eletrônico. Mas afinal de contas, no que ele consiste?


Com um RDO Eletrônico, as pranchetas são substituídas por uma plataforma online, capaz de ser acessada de forma mobile (no celular, tablet ou notebook) e otimizada para o preenchimento de informações relevantes, como equipamentos utilizados, atrasos, imprevistos, condições do tempo, etapas realizadas, dentre outros.


Com isso, todas as informações são centralizadas diretamente em uma base única, em planilhas eletrônicas. Assim, reduz-se a possibilidade de registros duplicados, com controles de acesso aos dados e identificação dos usuários, dando a confiabilidade que sua operação necessita.


Por ser totalmente digital, sua empresa pode reduzir custos e desperdícios provenientes dos gastos em materiais para a execução da obra. Com a diminuição de uso de papel, também torna a gestão de sua obra mais sustentável.


Além disso, ao adotarem um sistema reunindo estas informações, gestores podem ter uma visão ágil do andamento das obras, permitindo um controle ainda mais assertivo da execução do empreendimento, com seus cronogramas, cuidados para prevenção de acidentes, e avaliações de qualidade.


No caso de uma construtora ou incorporadora, por exemplo, ter uma plataforma eletrônica entrega um novo patamar de gestão, principalmente quando ela conta com diversos empreendimentos simultâneos, permitindo um acompanhamento mais eficaz de cada um.


Ao adotar um RDO Eletrônico em sua operação, sua obra pode ter maior produtividade, comunicação, confiabilidade dos dados e uma capacidade melhor de analisar a qualidade dos processos, utilizando as informações para, por exemplo, gerar relatórios e indicadores para uma melhor tomada de decisão.


Para tornar ainda mais completa a sua gestão, a plataforma de RDO Eletrônico pode ser integrada com sua solução de Gestão de Projetos (como a Capx, da W3K). Informações como o controle de avanço físico da obra, meteorologia e outras podem ser utilizados e analisados de forma unificada, criando um ambiente robusto e abrangente de visualização e controle dos projetos em andamento.


A W3K Tecnologia é uma empresa especializada em soluções de gerenciamento eletrônico de documentos, com expertise na área de engenharia. Em nosso portfólio, contamos com uma solução de RDO Eletrônico, em uma plataforma online e segura, pela qual você pode tornar muito mais eficiente a gestão de sua obra. Entre em contato conosco e saiba mais! Leia também: Klabin Aposta na Atualização Integrada de Informações com CAPX


26 visualizações

A W3K Tecnologia surgiu em 2011 atendendo o setor industrial com uma aplicação voltada à engenharia. Hoje está presente em diversos mercados Impulsionando a Transformação Digital, a Governança da Informação e a Gestão Escalável de Negócios.

  • Greendocs English
  • Linkedin
  • YouTube W3K