Como a indústria pode se beneficiar da gestão de portfólio de projetos (PPM)?

O setor industrial é um dos mais importantes no mercado brasileiro, e rapidamente está se transformando para ser ainda mais competitivo e eficiente. Segundo dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), os investimentos em inovação no segmento podem chegar a mais de R$ 80 bilhões/ano.

No caso específico da indústria de base, que tem como foco fornecer insumos e matérias-primas para outras indústrias, e tem como um de seus aspectos principais a gestão de empreendimentos de grande porte, com diversos projetos e processos a serem geridos em paralelo, ter um controle assertivo pode trazer diversas complexidades, o que pode gerar impactos prejudiciais à tomada de decisão.

Para enfrentar estes obstáculos, contar com uma solução de PPM (Gestão de Portfólio de Projetos) pode ser um passo decisivo. Neste texto, vamos falar um pouco mais sobre como a Gestão de Portfólio de Projetos pode trazer benefícios para as indústrias.

– Informações atualizadas: com uma plataforma otimizada de PPM, empresas têm a capacidade de ter diversas pessoas trabalhando e atualizando simultaneamente as informações do projeto, com uma base de dados consolidada, evitando riscos de duplicidade e diferenças na informação entre integrantes dos projetos. Além disso, com cada atualização, as partes envolvidas nos projetos podem ser notificadas via email, ficando por dentro de cada revisão, relatório ou outras informações.

– Acompanhamento facilitado: com o apoio de uma solução dedicada, as etapas dos projetos, assim como indicadores e outras informações, podem ser acompanhadas de forma visual, possibilitando o entendimento rápido das informações de controle. Com a Gestão de Portfólio de Projetos, é possível ver com clareza as etapas, percentuais de conclusão e gargalos em cada etapa do projeto. Assim se torna mais fácil a tomada de decisão para priorizar os projetos que são mais críticos para a operação.

– Facilidade no acesso aos dados: ao contar com um sistema bem implementado de PPM, outro ganho para os gestores é a melhoria no acesso à informação. Além de fornecer notificações sobre alterações no projeto, soluções focadas em Portfólio de Projetos podem trazer recursos de acessos via nuvem, permitindo aos gestores visualizar informações pela web ou pelo celular, com segurança de acesso.

– Avaliação de riscos e impactos: especialmente no caso das indústrias, monitorar e avaliar riscos da operação é uma constante para a gestão dos projetos. Sejam causados por elementos externos ou internos, é um acompanhamento indispensável. Com o PPM, aliado a outras soluções como o BI, as indústrias têm a capacidade de analisar cenários, prever planos de ação e ter melhores subsídios para uma tomada de decisão de maior assertividade.

As possibilidades de ganho com a Gestão de Portfólio de Projetos na indústria são diversas, especialmente em casos que demandam alta performance no gerenciamento de seus projetos, com visibilidade das etapas e controle de processos e informações. Significa organizar em uma estratégia unificada e otimizada a realização de todos os seus projetos. Para saber mais sobre o que é PPM, confira o texto neste link.

A W3K é uma empresa especializada em transformação digital, que atende grandes empresas do setor industrial da América Latina. O Capx é a plataforma da W3K para Gestão de Portfólio de Projetos que já trouxe grandes resultados para empresas conceituadas no mercado nacional. Para saber mais sobre como a W3K pode contribuir para uma gestão ainda mais qualificada de seus projetos, entre em contato conosco.